Praias do Capibaribe


Praias do Capibaribe é um projeto que realiza “praias” efêmeras às margens do Rio Capibaribe, no Recife, desde 2011. O projeto nasceu da necessidade de promover vivências e resgatar o convívio da população pernambucana com o Rio Capibaribe e suas margens, através de ensinamentos de eco-cidadania, de forma lúdica, por meio das artes.

O evento acontece uma vez por mês e se inspira no modelo tradicional de praia oceânica, criando um ambiente com guarda-sóis, cadeiras de praia, cangas, além de espaço de apresentações culturais, artísticas, exibição de filmes, documentários, entrevistas e pockets com dicas e orientações sobre o meio ambiente e consumo sustentável. De forma voluntária, as Praias do Capibaribe surgiram por iniciativa do projeto “Eu quero nadar no Capibaribe. E você?”, juntamente com profissionais de vários segmentos, em parceria com algumas instituições e eventos, tais como o Museu Murillo La Greca, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Ocupe Estelita, o Aurora Eco Fashion e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Alinhada com os propósitos defendidos e desenvolvidos pelas Praias do Capibaribe, a Proa entrou com a produção executiva das Praias do Capibaribe, em um projeto submetido ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) em 2014. O projeto, que não foi aprovado na primeira etapa, previa a execução de quatro edições das Praias do Capibaribe no Museu Murillo La Greca, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Cais José Estelita e Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque. De forma voluntária e colaborativa, a Proa já atuou em algumas edições das Praias do Capibaribe: Praia do Derby

No dia 02 de fevereiro de 2014, a Proa esteve envolvida com a Praia do Derby, que aconteceu na frente da Fundaj do Derby. Esta edição contou com protótipos de mobiliários desenvolvidos durante um workshop para construção de equipamentos que poderiam dar o suporte de infraestrutura e lazer para a realização da Praia. Foram criadas estruturas para redes, sombra, palco para apresentações, mobiliário para bar (apoio para comidas e bebidas) , piscina às margens do Rio Capibaribe e até uma piscina flutuante.No dia 9 de março de 2014, o Museu Murillo La Greca recebeu a 17ª edição de mais uma Praias do Capibaribe.