Porto Digital


A Proa, sediada no Porto Digital, melhor parque tecnológico do Brasil, no Recife Antigo, comanda, em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital – NGPD, a expansão para a área de Economia Criativa e para o Quadrilátero da Aurora, em Santo Amaro. A Proa incorpora ao planejamento estratégico do Porto Digital a cultura como ferramenta de marketing. Ao elaborar estratégias e executar ações que agreguem valor à marca do Porto Digital, a Proa está ajudando a construir um novo panorama cultural, através do fortalecimento da Economia Criativa no estado de Pernambuco. A parceria firmada pauta-se na concepção de ações diversas, como a implantação do cartão Farol, que trará mais benefícios para as empresas que fazem parte da área geográfica do parque tecnológico, ações do Desembarque em Santo Amaro, além de outras ações que estão planejadas para os anos de 2012 e 2013, envolvendo as estratégias de ampliação do Porto Digital e suas áreas de atuação: TIC e EC.

Conheça algumas ações:

4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo

Em dezembro de 2011, a Proa idealizou uma Galeria de Arte permanente ao ar livre partindo da temática do Desembarque do Porto Digital: Rios e Pontes do Recife, transformando a Travessa do Bom Jesus no palco para a Festa do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo. Em parceria com o Espaço Muda, toda a fachada lateral do Porto Digital tornou-se uma grande galeria com obras fotográficas de Marcelo Lyra sob intervenção gráfica de Raoni Assis, que seguem expostas no local. Os participantes do evento também puderam interagir com a mostra das obras Vete al Diablo, do argentino Federico Lamas, na parte interna do prédio do Porto.

Confira os vídeos da festa do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo:

 Desembarque do Porto Digital em Santo Amaro

Trabalhando com o parceiro Espaço Muda, a Proa realizou a exposição Criativismo, do artista Galo de Souza, que transformou o Espaço Muda em uma galeria interativa, criando um espaço para os debates e discussões que envolvem o desembarque do Porto Digital em Santo Amaro e as perspectivas na área de Economia Criativa. Os eventos para explicar e discutir a ampliação das novas frentes de ação do Porto Digital e o desembarque em Santo Amaro seguem ao longo do primeiro semestre de 2012, promovendo ambientes de debates e integração entre as áreas de TIC e EC.

Confira o álbum AQUI e AQUI.

Houve ainda um terceiro evento, que aconteceu no Teatro Hermilo Borba Filho e trouxe a exposição do artista Jacaré, com o tema mobilidade, e a exibição de vídeos de Marcelo Lyra, para o debate sobre as Perspectivas urbanísticas de ampliação do Porto Digital, com a presença de representantes dos setores público e privado, das áreas estratégica de ações urbanas e imobiliária.

E as fotos estão AQUI!

Inauguração do Portomídia

O Portomídia, situado na Rua do Apolo, 181 – mesmo prédio em que a Proa está localizada – é a mais recente iniciativa do Porto Digital. Em agosto de 2013, a Proa realizou, em parceria com o Porto Digital, a inauguração do Portomídia, que trouxe a exposição Recife com Filtro. Reconhecido como um dos principais atores de fomento do setor de TIC no Brasil, o Porto Digital agora incorpora também a indústria da Economia Criativa (EC) que façam uso intensivo da TIC, com destaque para as seguintes áreas: design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia.

O objetivo do Portomídia é apoiar a estruturação dessa cadeia de negócios criativos e contribuir para projetar a cidade nacional e internacionalmente. E o Portomídia é o espaço que atende a quatro pilares para a consolidação dessa indústria: capacitação, incubação, experimentação e demonstração, através de articulação e integração de ações de formação profissional, incubação de novos negócios, experimentação tecnológica e exibição de artes digitais. Nesse primeiro momento, foi inaugurada a Galeria de Artes Digitais do Portomídia, além de salas para cursos e formação e edição de áudio-visual, com foco na etapa de pós-produção e finalização de produtos do setor audiovisual.

Confira o vídeo da inauguração do Portomídia:

Recife Summer School 2014

Em fevereiro de 2014, a Proa esteve envolvida em mais uma ação do Porto Digital, o Recife Summer School 2014. O Porto Digital realiza ao longo do ano uma série de eventos alinhados aos eixos estratégicos de sua área de atuação. Mas os meses de janeiro e fevereiro têm concentrado a maior parte de eventos através do RSS, que é um festival técnico-científico que traz em seus temas principais TIC, EC e sustentabilidade, transversais aos eixos de empreendedorismo e inovação. O RSS 2014 foi realizado de 3 a 27 de fevereiro. E a Proa foi responsável pela produção dos eventos: Creative Spot, Momento Crítico, Seminário de Economia Criativa e o MobIT Debate: Pedestres.