Instituto Carvalheira - ICAR


O Instituto Carvalheira – ICAR foi fundado em 2011 pelos diretores da Cachaçaria Carvalheira, membros da família e especialistas, e tem como principal objetivo a ampla promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio cultural da Civilização do Açúcar. Para o Instituto, a promoção dessa cultura deve ser feita em suas mais diversas manifestações, principalmente no artesanato, na gastronomia, na arquitetura (inclusive no seu restauro e conservação), na moda, nos costumes, na dança e na música, nas técnicas produtivas históricas e contemporâneas. Tudo que estiver relacionado aos produtos derivados da cana-de-açúcar e nas relações transversais existentes. A Proa entra nessa parceria para comandar os projetos culturais que envolvem o ICAR.

A primeira realização foi o I Cultura de Engenho, em outubro de 2011. O evento, com foco em Gastronomia, trouxe mais de dez engenhos de Pernambuco para expor sua história, seu potencial turístico e suas receitas típicas. Com palestras, intervenções artísticas, atividades escolares e feira de antiguidades, o Cultura de Engenho atraiu cerca de 1500 visitantes, realizando um apanhado histórico do ciclo do açúcar e da cachaça no espaço da Cachaçaria Carvalheira.

Outros projetos estão em andamento, nas áreas de música, moda e museu. O projeto de Musealização da Cachaçaria Carvalheira tem o objetivo de transformar o ambiente, em Boa Viagem, num instituto da cachaça, em que turistas e recifenses possam fazer uma imersão sensorial e de descobertas culturais a respeito do universo da cana-de-açúcar.