Oficinas de Documentário "Cine H2O Recife"


O H2O Cine Recife foi uma oficina de documentários em torno do tema “água” realizado sob a coordenação dos Ateliers Varan e do L’Institut Français Brasil. Com duração de sete semanas, entre os meses de agosto e setembro de 2016, o projeto aconteceu no Portomídia – Porto Digital e contou com a participação de 10 alunos e a produção de 10 documentários. As inscrições e a oficina foram gratuitas e voltadas prioritariamente a estudantes e jovens cineastas, como também a pessoas ligadas a ONGs e outras entidades dedicadas ao meio ambiente.

O objetivo principal foi formar jovens pernambucanos na produção de filmes que se tornariam ferramenta não só de documentação, mas também de sensibilização da população, principalmente em um local onde os problemas que concernem o tema, como acesso à água, tratamento, higiene, poluição e distribuição, ainda representam um desafio.

O H2O Cine Recife foi realizado pela Proa Cultural em conjunto com o Portomídia e os Ateliers Varan, patrocinado pela Aliança Francesa no Recife, Metrópole de Nantes e Ville de Nantes, com o apoio o Instituto Francês do Brasil, Porto Digital, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Sesc, Universidade Federal de Pernambuco e Prefeitura do Recife.