Geosistemas - Engenharia e Planejamento


A Geosistemas – Engenharia e Planejamento é uma empresa pernambucana de engenharia consultiva, fundada em 1994. Especializada em engenharia civil e cartográfica, a empresa é líder no setor, atuando com projetos nas áreas de engenharia rodoviária, infraestrutura e planejamento urbano, saneamento ambiental, meio ambiente e resíduos sólidos, gerenciamento e supervisão de obras, cartografia e geoprocessamento. Com destaque no setor de engenharia, arquitetura, urbanismo e meio ambiente, áreas estrategicamente importantes na definição do rumo da cidade, a Geosistemas sempre buscou se diferenciar no mercado.

Desde 2012, a empresa passou a investir ainda mais na construção de uma nova forma de pensar a cidade, através do apoio a projetos desenvolvidos por jovens arquitetos. A primeira ação a ser realizada no Recife foi o Arquitetura Não Solicitada (Unsolicited Architecture, movimento holandês criado em 2007), uma exposição de projetos desenvolvidos por arquitetos com a intenção de melhorar a convivência entre os moradores e as cidades, em parceria com o Instituto dos Arquitetos da Holanda (NAI, na sigla em holandês). Em parceria com a Proa Cultural, a Geosistemas apoiou dois workshops internacionais.

3º Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA School

O Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA School é fruto de uma parceria entre o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a escola inglesa Architectural Association School of Architecture (AA School), de Londres. Em sua terceira edição, em 2013, o workhsop contou com o apoio da Geosistemas, que mergulha no universo de cidades criativas e busca visões inovadoras em projetos e negócios sustentáveis. Durante dez dias, 60 estudantes e arquitetos das duas instituições estiveram reunidos no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, onde mergulharam na área do Coque, no Recife, para apresentar propostas de melhoria urbana, com foco em habitação social.

Leia mais sobre o 3º Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA School AQUI. Para navegar mais na 3ª edição do workshop, confira as fotos AQUI!

Em 2014, foi publicado um catálogo com as quatro propostas desenvolvidas pelos estudantes. O download do book Housing as Urbanism – Minhas Casa, Minha Vida: Habitação Social e Intervenção Urbana pode ser feito AQUI.

4º Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA School

Em 2014, a Geosistemas mais uma vez apoiou o projeto desenvolvido pela UFPE e pela AA School. Entre abril e maio deste ano, foi realizado o 4º Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA School, que aconteceu novamente no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. Nesta edição, mais 60 estudantes e arquitetos da UFPE e da AA School estiveram mergulhados em uma nova área da cidade, o bairro de Casa Amarela. Durante os dias 29 de abril e 9 de maio, os estudantes estudaram a área que vai da Guabiraba, na Avenida Norte, passando por Casa Amarela e o Morro da Conceição. Ao final do workshop, foram apresentadas quatro propostas de melhoria para a região, com foco em habitação social e mobilidade. Clique AQUI para navegar nas fotos da 4ª edição do workshop.