Programação cultural movimentará Litoral Sul no final de semana

Haverá música, palestra, oficinas, gincana, caminhada ecológica, brinquedos para a criançada e mais; atividades têm como intenção a conscientização e cuidado com o meio ambiente

Iniciativa com viés ambiental tem apoio da Rota dos Coqueiros e se concentra na Praia de Itapuama (Foto: Reprodução / Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho)

Uma programação cultural, tendo como pano de fundo o cuidado ambiental, promete animar sábado (13) e domingo (14) as praias de Itapuama, Xaréu e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A agenda inclui caminhada ecológica, palestra, oficinas, atrações culturais, gincana e café da manhã, além de brinquedos para a criançada se divertir como pula-pula e piscina de bolas.

A iniciativa faz parte do Projeto Onda Limpa Para Gerações Futuras, que está completando dez anos e também conta com apoio da Concessionária Rota dos Coqueiros – via pedagiada que dá acesso à Reserva do Paiva e a praias do Litoral Sul –, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Faculdade Fafire.

A concentração do evento será na Praça da Praia de Itapuama. No sábado (13), as atividades iniciam às 14h com palestras do pessoal do Angu das Artes, projeto social que é incubado no Porto Social e que abordará temas ligados ao meio ambiente, como reutilização de alimentos. Também será exibido ao livre o filme “O Sertão Vai Virar Mar”. A agenda envolverá ainda atrações culturais como Litoral Rap, abrindo com batalhas; banda ‘Vote o que é isso’, além de artistas locais tocando coco. Para encerrar, sobe ao palco a banda Lula Caxangá e percussão.

Já no domingo (14), a programação inicia às 8h com prática funcional, coordenada pelo professor Leo Funcional, seguida de um café da manhã. Às 11h inicia a caminhada ecológica para conscientização e recolhimento de resíduos. Haverá dois palhaços, Bolachão e Xurumela, para animar a meninada no percurso. A partir das 16h30 do domingo começam as oficinas de contação de história com Joana Flor. E, às 18h, é a vez da parte musical com Litoral Rap e artistas de coco do Cabo de Santo Agostinho.

Caminhada ecológica

A caminhada ecológica terá dois itinerários. Um deles sai de Itapuama até o Paiva, no trecho conhecido como Tubarão. E de Itapuama até a Praia de Xareu, no ancoradouro das jangadas. Na iniciativa serão distribuídas luvas descartáveis e sacos para as pessoas que quiserem participar do mutirão de recolhimento dos resíduos sólidos encontrados ao longo do trajeto. Também serão entregues folhetos informativos ao público.