Proa mergulha no III Workshop de Desenho Urbano UFPE/AA no Recife

A Proa Marketing Cultural, que navega no universo de projetos culturais, economia criativa e desenvolvimento sustentável, realiza oIII Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA no Recife, que acontece entre 26 de junho e 5 de julho no Museu da Cidade – Forte das Cinco Pontas.  Durante os dez dias, um grupo de cerca de 70 pessoas entre estudantes, arquitetos e urbanistas vai pensar, estudar e propor sugestões de intervenção urbana e melhorias em habitação social para grandes vazios urbanos das áreas centrais da cidade, como os projetos de habitação financiados com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Os resultados do estudo serão apresentados junto com as propostas no final do evento. (Clique AQUI para fazer o download do catálogo com os projetos apresentados pelos grupos de estudantes.) O foco do estudo é uma área de 134 hectares que abrange o Coque, parte da Ilha de Joana Bezerra, da Ilha do Zeca e do Bairro de São José. O workshop acontece no Museu da Cidade – Forte das Cinco Pontas, além de visitas guiadas na área em estudo.

Foto: Charles Johnson Pereira

A equipe que desenvolve o estudo é formada por alunos da pós-graduação de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por estudantes da escola inglesa Architectural Association School of Architecture (AA School) — instituição de Londres considerada uma das referências no ensino de arquitetura na Europa e que promove intercâmbios de experiência projetual em diferentes países.

Foto: Charles Johnson Pereira

Em sua terceira edição, o evento é fruto da parceria entre a AA School e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (DAU/UFPE). A coordenação do workshop é feita por Zeca Brandão, que coordena o Laboratório de Arquitetura e Desenho Urbano (LADU), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e por Jorge Fiori, sociológo e urbanista, professor convidado de universidades da América Latina e da Europa, professor da AA School e consultor em desenvolvimento urbano. Entre os participantes do workshop, estão o arquiteto e urbanista Luiz Amorim, professor associado II da UFPE da graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), além de professores do AA School, como o arquiteto e urbanista Dominic Papa, sócio-fundador do Studio for Architecture and Urbanism (s333) e o arquiteto com experiência pela AA School e empreendedor social Sascha Haselmayer, especialista na área de conhecimento de inovação urbana (innovation intensive urbanism) em ambientes internacionais e diretor executivo da Citymart.com, uma organização que trabalha com 82 cidades globais líderes, como Barcelona, Cidade do Cabo, Copenhagen, Fukuoka, Londres, Cidade do México, Paris, São Francisco e Estocolmo.

Foto: Mariana Longman

O workshop conta com a parceria do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação (SNH); do Ministério do Planejameto, Orçamento e Gestão, através da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades (SECID); da Prefeitura da Cidade do Recife, com a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e o Instituto Pelópidas Silveira. A empresa pernambucana Geosistemas Engenharia & Planejamento, que mergulha no universo de cidades criativas e busca visões inovadoras em projetos e negócios sustentáveis, também participa do evento.