Concurso internacional de produção de vídeos é aberto para jovens das cidades patrimônio

O antigo Paço dos Governadores Gerais do Brasil foi construído no século XVII e hoje abriga a sede da Prefeitura Municipal de Olinda (Foto: Reprodução/Iphan/Acervo)

A Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM) está promovendo a 5ª edição do Concurso Internacional de Produção de Vídeo. O concurso destina-se a todos os jovens pertencentes a dois grupos etários: dos 14 aos 17 anos e dos 18 aos 21 anos. A convite das cidades que fazem parte da rede OCPM e que se registraram, os jovens serão convocados a produzir um vídeo com duração máxima de 5 minutos em uma cidade do Patrimônio Mundial, o qual terá que ser publicado no canal do YouTube do OCPM.

Os vídeos produzidos pelos jovens serão submetidos a uma seleção em suas respectivas cidades. Cada cidade escolherá um trabalho vencedor para cada um dos grupos etários participantes. As obras premiadas localmente serão então submetidas a um júri internacional que determinará um vencedor por faixa etária. Os dois vencedores internacionais receberão prêmios atraentes.

OBJETIVOS

– Fazer com que os jovens adquiram maior conhecimento e consciência sobre o patrimônio mundial;

– Criar e transmitir um sentimento de pertencimento e orgulho em relação ao patrimônio mundial;

– Permitir que os jovens se expressem, através da sua visão pessoal, sobre o patrimônio mundial em geral, bem como o da sua cidade;

– Garantir que os jovens estejam envolvidos na abordagem de conservação e valorização do OCPM em relação às cidades reconhecidas como tesouros da humanidade.

TEMA

“Se você tivesse um dia em uma Cidade do Patrimônio Mundial…”: o que você visitaria? Quais são os lugares mais importantes, de acordo com o seu ponto de vista, que merecem ser visitados em um único dia? Quais são os elementos mais importantes que um turista de um dia não pode deixar de mergulhar na história da cidade que você apresenta?

Você é um participante e deseja aprofundar um pouco mais a sua reflexão sobre os temas do Patrimônio e do Turismo?

O tema do próximo Congresso Mundial da OCPM, que será realizado em junho de 2019, trata de “Patrimônio e Turismo”. Para esta edição de 2019 do Concurso de Vídeo, a OCPM gostaria que os jovens participantes compartilhassem sua própria visão dessa noção de Patrimônio e Turismo: Qual é o impacto do turismo em uma cidade patrimonial? A herança é um motor importante para a indústria do turismo? É positivo ou negativo? Conte-nos o que você pensa sobre isso.

REGRAS DO CONCURSO

Esta competição internacional acontece em duas etapas.

Primeira etapa: a parte local

Para participar desta competição internacional, os prefeitos das cidades que fazem parte da rede OCPM, ou seus representantes, devem preencher o formulário online no site do OCPM. Os requisitos de elegibilidade são simples e flexíveis.

O OCPM solicita às cidades participantes que convidem, de acordo com a fórmula que lhes for conveniente, jovens entre os 14 e os 17 anos e/ou entre os 18 e os 21 anos a participarem no concurso. Os jovens devem produzir um vídeo de, no máximo, cinco minutos. Cada cidade selecionará uma produção de vídeo por faixa etária cadastrada, que será apresentada para a parte internacional do concurso através de um formulário online.

Cabe, portanto, a cada prefeito decidir, dentro de sua cidade, como lançará o convite para os jovens, como estes se inscreverão no nível local da competição e como eles irão realizar a seleção de um ou dois trabalhos para representar sua cidade na parte internacional.

Segunda etapa: a parte internacional

Esta etapa consiste em agrupar os vídeos premiados pelas cidades participantes e dar-lhes uma dimensão internacional. O OCPM está totalmente encarregado desta parte, comprometendo-se a realizar os seguintes passos:

– A difusão dos vídeos premiados localmente no canal do YouTube do OCPM;

– A hospedagem de uma página dedicada a esta competição internacional no site da OCPM. Esta página web permitirá, entre outras coisas, que os prefeitos se registrem online, que todas as produções de vídeo premiadas na competição local sejam publicadas e que ofereçam alta visibilidade às cidades participantes;

– A formação de um júri de três pessoas para determinar quais são as produções de vídeo que vão ganhar a competição internacional. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

1. Qualidade da produção (20%)

2. Tratamento do conteúdo (40%)

3. Originalidade e criatividade (40%)

É importante notar que, a partir de agora, os membros do júri darão mais importância ao tratamento do conteúdo, bem como à originalidade e criatividade;

– A concessão dos prêmios aos vencedores da parte internacional, bem como às cidades que se distinguiram graças ao seu jovem laureado.

ELEGIBILIDADE

A cidade participante deve ser uma cidade membro da OCPM por três anos ou mais. Uma nova cidade Patrimônio da Humanidade, recentemente inscrita na Lista do Patrimônio Mundial e cuja filiação à OCPM tem menos de três anos, também é elegível, desde que a sua cidade tenha sempre pago a sua quota desde a adesão.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– O concurso destina-se a jovens cuja idade é de um dos dois grupos, ou seja, dos 14 aos 17 anos e dos 18 aos 21 anos. Eles devem ter a idade correspondente quando apresentarem seu vídeo na área do concurso e isso é antes do prazo, em 15 de março de 2019. O OCPM pode exigir uma prova de identidade aos vencedores locais;

– Equipes juvenis serão aceitas;

– Os jovens não podem se registrar diretamente no OCPM. São as cidades que devem se inscrever neste concurso e convidar os jovens para participar.

REQUISITOS PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEO

– Os vídeos não devem exceder o tempo máximo de 5 minutos

– Os vídeos devem apresentar, em primeiro lugar, elementos visuais da cidade; não os sobrecarregue com texto. No entanto, efeitos sonoros e música (com letras ou não) são permitidos.

– É obrigatório integrar ao vídeo algum texto e/ou narração (sem exagero), em um dos três idiomas de trabalho do OCPM: francês, inglês ou espanhol. Os vídeos enviados sem texto ou narração não serão aceitos. Os jovens devem nos contar sua visão!

– Vídeos feitos com uma filmadora, uma câmera, um computador ou um celular são elegíveis.

Para a parte local:

– O vídeo pode ser enviado via YouTube com a conta do jovem produtor, ou pode, simplesmente, ser enviado para o município através de seu formato original.

Para a parte internacional:

– O vídeo deve ser convertido nos formatos aceitos pelo YouTube, ou seja, .wmv (Windows Movie Maker, Windows Media Player, etc.), .avi (Audio Video Interleave), .mov (iMovie), .mpg (formato de vídeo QuickTime), já que será OBRIGATÓRIO publicar os vídeos no canal do YouTube do OCPM.

– É obrigatório que o vídeo tenha um título, que não seja copiado do título ou tema do concurso.

PRÊMIOS DO CONCURSO INTERNACIONAL

A OCPM convidará os prefeitos dos dois jovens premiados a apresentar oficialmente o vídeo vencedor em seu município. Os vencedores de ambas as faixas etárias serão oficialmente anunciados durante uma cerimônia que será realizada durante o Congresso Mundial da OCPM em Cracóvia (Polônia), de 2 a 5 de junho de 2019, além de transmitir os vídeos. Os prefeitos ou representantes das cidades vencedoras serão convidados a falar nessa oportunidade. Mais tarde, a OCPM concederá os seguintes prêmios internacionais aos vencedores:

– 1500 dólares canadenses para o vencedor da categoria 14-17 anos

– 3000 dólares canadenses para o vencedor da categoria 18-21 anos

Os jovens vencedores da parte internacional e os prefeitos das duas cidades vencedoras receberão um certificado de honra da OCPM.

No caso de um prêmio ser ganho por uma equipe, será responsabilidade dos jovens separar o valor concedido em partes iguais. A equipe deve nomear um representante. Um certificado de honra será dado a cada membro de uma equipe devidamente formada. Um certificado de participação também será dado a cada um dos finalistas do nível internacional.

CRONOGRAMA

De 26 de setembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019:

– Registro das cidades do Patrimônio Mundial no concurso. Para isso, as cidades participantes devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site da OCPM.

De 11 de janeiro a 15 de março de 2019:

– Período dado para as cidades participantes enviarem à OCPM o(s) vídeo(s) premiado(s) do nível local para um ou dois grupos etários. Para isso, as cidades participantes devem preencher e enviar o formulário dos vencedores disponíveis no site da OCPM;

Final de março de 2019:

– Vídeo dos finalistas do nível local online no site da OCPM;

Abril de 2019:

– Deliberações do júri da OCPM para determinar os dois vencedores do nível internacional.

Durante o Congresso Mundial de Cracóvia 2019 (2-5 de junho de 2019):

– Anúncio dos vencedores dos grupos de 14 a 17 anos e de 18 a 21 anos, no âmbito de uma cerimônia que acontecerá durante o XV Congresso Mundial da OCPM.

CONTATO

Para qualquer questão relacionada ao concurso, entre em contato com a Secretaria de Patrimônio de Olinda através do telefone (81) 3439-1988.

>>>> Confira o formulário da OCPM (em inglês)

>>> Confira o formulário da OCPM (em espanhol)

Leave a Reply